O que é Patologia?
É a ciência que estuda as causas das doenças, seus mecanismos e os locais, através das alterações anatômicas, microscópicas e funcionais em nosso corpo. Sendo assim, a Patologia engloba vários aspectos da medicina tais como etiologia, fisiopatologia, patogenia e anatomia patológica.
Quem é o Patologista?
É um profissional médico com ampla atuação na ciência e prática médica. O(A) médico(a) especializado(a) em Patologia é chamado(a) de Anatomopatologista ou simplesmente, Patologista.
O que é uma Biópsia?
É uma pequena amostra (fragmento) de tecido retirada pela médica(o) cirurgiã(ão) para diagnóstico. Na maioria das vezes, a biópsia não retira toda a lesão, apenas parte dela. Esta amostra de tecido é examinada pela(o) patologista, gerando um laudo histopatológico. Quando o procedimento retira toda a lesão ou o fragmento é maior que 1,0 cm, trata-se de uma peça cirúrgica.
Qual a diferença entre Biópsia e Histopatológico?
A biópsia é o ato cirúrgico que retira fragmento(s) de uma lesão para ser/serem levado(s) ao laboratório médico especializado de Patologia, onde será então realizado o exame histopatológico. Geralmente não inclui toda a lesão.
O que é uma peça cirúrgica?
É o órgão, ou parte dele, retirado durante uma cirurgia e que será encaminhado para estudo em laboratório médico especializado de Patologia, onde será feito o exame histopatológico. Geralmente a cirurgia é realizada para retirar toda a lesão.
O que é uma peça cirúrgica complexa?
São peças cirúrgicas resultantes de intervenções cirúrgicas de médio e grande porte com finalidade diagnóstica/terapêutica incluindo-se avaliação prognóstica e do estágio de evolução de cânceres (exemplos: parte do intestino, pulmão, pedaço de osso, cone de colo uterino, etc). Esta peça será encaminhada para estudo em laboratório médico especializado de Patologia, onde será feito o exame histopatológico.
Qual a diferença básica entre Laboratório de Patologia e de Análises Clínicas?
Laboratório de Patologia examina material cirúrgico retirado através de biópsia ou cirurgia maior (tecidos e órgãos). Este exame é feito pela(o) patologista com conhecimento acumulado que permita seu diagnóstico. É um trabalho médico. Já o Laboratório de Análises Clínicas examina apenas fluidos (sangue, urina, fezes, esperma, líquido sinovial, pleural, pus, etc), que são processados em máquinas. É um trabalho automatizado sob a responsabilidade de bioquímicos ou biomédicos. O profissional que trabalha em laboratórios de Análises Clínicas não é capacitado nem tem autorização dos órgãos reguladores para realizar Patologia Cirúrgica.