Especialidade da Patologia que estuda as lesões orais e estruturas anexas (glândulas salivares e orofaringe). O diagnóstico histopatológico destas lesões é fundamental para seu tratamento e prognóstico. Uma área de atuação é a Citopatologia que estuda as alterações das células de um tecido sem a análise da arquitetura tecidual, removidas por várias técnicas simples.
- Imprint – por decalque (através do contato de superfície da lesão com uma lâmina microscópica);
- Esfregaço – por raspado (através de esfoliação/raspagem com remoção de células superficiais da lesão). Esta técnica é a base da Citologia esfoliativa, usada principalmente em câncer bucal. O método é amplamente utilizado na prevenção e controle do câncer cervical, o exame de Papanicolaou*;
- Aspiração – por avulsão/deslocamento (através de agulha fina – Punção Aspirativa por Agulha Fina [PAAF]).
*Papanicolaou: G. Papanicolau nasceu na Grécia em 1883. Estudou música, ciências humanas e médicas. Foi cirurgião e pesquisador. Iniciou com a Lepra e fez PhD em Zoologia (Munique/AL). Em 1913, foi pesquisar em Nova York e lá desenvolveu uma técnica simples de esfregaço vaginal ´. Em 1925, pela primeira vez, observou células cancerígenas na mulher. Em 1941, publicou seu primeiro trabalho. Dez anos depois foi professor emérito da Universidade de Cornell/USA, seguindo para Instituto do Câncer/Miami onde morreu três meses depois.
O exame Papanicolau é muito importante, não é agressivo e é de baixo custo no Brasil para o controle do câncer do colo uterino. Faça este exame anualmente.